Uma cena bizarra marcou o segundo tempo da partida entre Santos e Coritiba, na Neo Química Arena, neste domingo (17). Neymar recebia atendimento na panturrilha na beira do gramado quando subiu a placa para a saída do número 10 e a entrada de Robinho Jr.
A substituição aconteceu. O problema é que o craque não viu que tinha sido substituído e voltou a campo. Neste momento, iniciou-se a confusão. Neymar e o Santos alegaram ao árbitro Paulo Cesar Zanovelli que quem deveria sair era Escobar, camisa 31. Do outro lado do campo, a partida acontecia normalmente.
Revoltado, Neymar pediu o papel entregue pela comissão técnica à arbitragem e mostrou às câmeras da transmissão, no qual estava de fato escrito 31 e não o 10. O craque se revoltou com o quarto árbitro e o indicou como “culpado” por toda a confusão.
Mesmo com toda a revolta e com a comprovação do papel, a arbitragem manteve a substituição, e Neymar, revoltado, acabou de fato substituído.
Opinião de Renata Ruel
Para Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, o fato deve ser apurado pela Comissão de Arbitragem da CBF para entender se houve um erro de fato, quando o árbitro tem um engano acreditando estar certo, ou um erro de direito, quando há conhecimento do fato e há uma aplicação que não existe na regra, como uma interferência externa ou um time jogar com um atleta a mais.
"A substituição é concluída quando o substituto entra no campo de jogo. A partir desse momento, o jogador que sai passa a ser um jogador substituído e o substituto passa a ser um jogador e pode participar de qualquer reinício de jogo", explicou Ruel, indicando que não haveria como "reverter" a substituição errada.
"Com possível grande erro da arbitragem, a substituição foi concluída. Pela regra, o procedimento de substituição foi concluído, pois, pela placa do quarto árbitro, o Neymar saí (já estava fora do campo) e o Robinho Jr entra".
Próximos jogos do Santos:
San Lorenzo (C) – 20/05, 19h (de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana
Grêmio (F) – 23/05, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Deportivo Cuenca (C) – 26/05, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
